TOP 3 FIAGROS para ficar de olho!

Hoje falarei de 3 FIAGROS interessantes  para você investidor e investidora estudarem, eu tenho eles na minha carteira inclusive o terceiro é a minha última aquisição o caçulinha da minha carteira de investimento.

Vamos falar dos pontos fortes e fracos, o preço deles hoje, e se na minha visão, está barato se está caro, quanto paga de dividendos e em qual dia costuma pagar.


Importante: Nada aqui é recomendação de investimento ou compra ou venda de FIAGRO, estou compartilhando apenas minha opinião de investidor pequeno que pensa grande, com um teor mais educacional.

Os fiagros atuam de forma similar aos fundos imobiliários, porém voltados ao agronegócio, quase todos negociam dívidas do agronegócio como financiamento de terras, sementes, máquinas e insumos agrícolas, entre outros.

O primeiro fiagro é o FGAA11. É um fiagro que tem como cultura a cana de açúcar e derivados da cana como álcool, açúcar entre outros.


Ponto forte: Gestão com vasta experiência no assunto, demanda forte e crescente por combustíveis verdes, menos poluentes, somos grandes exportadores dos produtos ligados a cana-de açúcar.

Ponto Fraco: Estar centralizado em uma única cultura e riscos como: biológicos e climáticos podem impactar diretamente a produção fazendo com que os devedores não consigam honrar suas dívidas. Temos também o risco de regulação do governo, criação ou aumento de impostos podem prejudicar diretamente o consumo principalmente do ETANOL.

Diz aqui nos comentários algum ponto forte ou ponto fraco que deixei passar ou algum ponto que você não concorda, sua opinião é muito importante para enriquecer nossos conhecimentos!

Hoje (09/04/23) o FGAA11 é negociado a R$ 9,80 cada cota, mas o valor patrimonial por cota dele é de R$ 9,61 ou seja ele está com um ágio de 2% ou seja está caro 2%, para mim esta pequena diferença não me impede de ter mais cotas, claro que quanto mais barato, melhor.

Ele Costuma pagar de dividendos em média R$ 0,14 por cota todo o dia 10º dia útil por volta do dia 15 de cada mês, para que tiver as cotas no 5º dia útil por volta do dia 07  de cada mês.

No último pagamento ele pagou R$ 0,13 de rendimento ou dividendo o que deu 1,31% no mês já que a cota fechou a R$ 9,91

Se a gente fizer uma conta simples ele pagando em média R$ 0,14 por cota x R$ 9,61 que é o preço valor patrimonial, podemos dizer que ele entrega cerca de 17,48% de D.Y por ano ou 1,46% ao mês livre de imposto de renda até o momento que estou gravando, mas isso é apenas uma possibilidade que poderá ou não concretizar já que os rendimentos são variáveis, assim como o preço da cota.

Ele hoje conta com quase 24 mil cotistas e tem uma liquidez diária de mais de R$ 1 milhão em média. E aí você é um deste cotistas, comenta aqui para eu conhecer minhas sócias e meus sócios, quem sabe a gente não se encontra para tomar uma garapa,  um caldo de cana, o meu eu quero com limão e gelo e o seu? 

Se você está gostando deste tipo de conteúdo, deixa um like para eu saber e continuar produzindo este tipo de conteúdo.

O segundo fiagro é o fiagro da Suno código de negociação na Bolsa de Valores: SNAG11, este fiagro se não me engano é o único, se não for o único é o primeiro fiagro híbrido, ou seja ele negocia dividas do agronegócio, porém tem fazendas alugadas  (papéis e tijolos) na sua carteira. Tem como principal cultura a Soja.


Ponto forte: o Brasil é um dos maiores, se não o maior exportador de soja no mundo e há muito espaço para crescer, diversificação na carteira. Pelo fato de ter imóveis no portifólio, traz um certo conforto para os investidores mais conservadores, a Boa Safra que é a principal empresa do portifólio está listada na bolsa e tem um bom Rating.

Ponto fraco: centralizado em uma única cultura que é a SOJA, concentrado em um único cliente que é a Boa Safra, riscos biológicos e climáticos.

Não esqueçam de comentar os pontos fracos e fortes na opinião de vocês e se concordam ou não com minha visão.

Hoje (09/04/2023) o SNGA11 está negociado a R$ 100,80 cada cota, porém o valor patrimonial dele é R$ 100,31 o que dá um ágio de quase 0,5% ou seja está praticamente empatado, claro que quanto mais baixo o preço melhor.

Ele Costuma pagar de dividendos em média R$ 1,10 por cota todo o dia 15º dia útil por volta do dia 23 de cada mês, para quem tiver as cotas no 10º dia útil por volta do dia 15 de cada mês.

No último pagamento ele pagou R$ 1,06 de rendimento ou dividendo o que deu 1,05% no mês já que a cota fechou a R$ 101,40, porém este mês ele já anunciou o pagamento de R$ 1,20 por cota para quem tiver em posse das cotas do dia 14 de abril com pagamento dia 25 de abril.

Se a gente considerar a média que ele costuma pagar de dividendos que é R$ 1,10 baseado no seu preço patrimonial de R$ 100,31 podemos dizer que ele entrega cerca de 13,15% D.Y ao ano ou 1,10% ao mês livre de imposto de renda até o momento que estou gravando, reforço que estes valores são variáveis.

Tem quase 35 mil cotistas, inclusive se você é um, comenta aqui mas uma vez quero conhecer meus sócios, quem sabe a gente não marca até um churrasco de carne de soja, e tem uma liquidez diária de mais de R$ 800 mil em média.


O terceiro e último fiagro é o meu caçulinha da minha carteira de investimentos, comprei recentemente o Fiagro do Banco do Brasil o BBGO11 código de negociação na Bolsa de valores, ele tem sua carteira bem diversificada, e aqui já adianto ser uma vantagem: quase 22% em açúcar e etanol, 22,5% grãos, 11,6% insumos agrícolas,  10,7% alimentos processados, quase 9% celulose, entre outros como café, pecuária, milho etc...


Ponto forte: Diversificação de culturas na carteira como já falamos, o Banco do Brasil é o maior player no financiamento do agronegócio aqui no Brasil e pelo fato do fundo ter esta ligação com o banco poderá ser beneficiar com sua carteira de clientes.

Ponto Fraco: Fundo conta com poucos cotistas cerca de 7 mil e tem uma baixa liquidez cerca de R$ 255 mil negociados em média por dia.

Não esqueçam de pontuar os pontos fortes e fracos que vocês acham deste fiagro.

Hoje (09/04/2023) ele está sendo negociado a R$ 79,07 cada cota, porém o valor patrimonial dele é de R$ 97,74 ou seja ele está com um desconto de 24% em relação ao seu valor patrimonial, eu que gosto de uma promoção estou aproveitando, uma pena que já aumentou, eu paguei R$ 77,71 há poucos dias.

Ele costuma pagar de dividendos ou rendimentos mensais em média R$ 0,75 por cota todo o dia 10º dia útil por volta do dia 15 de cada mês, para quem tiver as cotas no último dia útil de cada mês por volta do dia 30 de cada mês.

Se a gente considerar a média que ele costuma pagar de dividendos que é R$ 0,75 baseado no seu preço patrimonial de R$ 97,74 podemos dizer que ele entrega cerca de 9,20% D.Y ao ano ou 0,77% ao mês livre de imposto de renda até o momento que estou gravando, reforço que estes valores são variáveis.

E este mês de abril ele irá pagar um dividendo gordo, R$ 1,20 por cota dia 17/04 para que tinhas as cotas dia 31/03, nesta data as cotas fecharam em R$ 79,60 o que deu um dividendo de 1,51%.

E aí posso continuar fazendo este tipo de conteúdo? Deixe um like para eu saber e continuar produzindo.

Temos um canal no Youtube chamado Léo Investidor e lá compartilho minha jornada em busca da liberdade financeira.

Um abraço!

Léo Investidor


Comentários